O perigo escondido na divulgação de números de negócios em feiras agropecuárias na tomada de decisão.

Vendo essa noticia, do Jornal Zero Hora de hoje, me fez, mais uma vez, retornar a temática dos fatores que influenciam a tomada de decisão no Agro.

Ficamos o ano todo (2024) lendo, vendo e ouvindo o sucesso de comercialização das feiras agropecuárias no país.

Sempre contestei essas divulgações e números que, normalmente, focam em negócios potenciais e não nos realizados. Contesto porque essas divulgações tem um efeito, muitas vezes pernicioso, em parcela de produtores rurais (ou diretores e gerentes de empresas rurais) na tomada de decisão, efeito esse, explicado na Heurística de Representatividade, que tenho abordado frequentemente.

Ela se constitui numa regra mental simplificada que as pessoas usam para julgar a probabilidade de um evento com base em quão “representativo” ele é de uma categoria ou padrão. Esta heurística pode influenciar decisões importantes, como por exemplo na escolha de cultivares ou reprodutores para usar em um rebanho, pois produtores
podem fazer suas escolhas com base em características “representativas” de desempenho em anos anteriores, ou de outros produtores, ou, ainda, do desempenho apresentado por outros rebanhos, sem considerar fatores como mudanças climáticas, manejo, aplicação de tecnologia, pragas ou doenças que possam afetar o desempenho do cultivar ou reprodutor a ser usado.

No caso, em questão, essa heurística pode afetar a tomada de decisão no investimento em tecnologia, pois produtores podem ser levados a investir em tecnologias, com base nas notícias otimistas de negócios em agrofeiras, acreditando que os resultados futuros do seu negócio serão suficientes para cobrir o investimento, simplificando a tomada de decisão pela representatividade:

“Afinal se está todo mundo comprando é porque estão acreditando que as coisas vão ficar melhores para as próximas safras, vou aproveitar para investir também”.

Embora seja uma heurística útil em muitos casos, também pode levar a vieses e erros de julgamento, o que o presente artigo pretende alertar.

Fernando Lopa
WEBRURAL Consultoria e Mentoria para o Agronegócio
www.webrural.com.br
20/01/2025

Clique e Leia o Artigo